![]() |
||
|
|
||
|
.
http://www.dissonancia.com .
|
Tal qual a reptilia
Por
Ricardo Alexandre G.
Há quase um ano deixei de dissecar, que é a maneira com a qual brinco quando escrevo sobre algum disco, e entender a mensagem do álbum "Avalanche", recém-saído do forno e segunda cria do IguanaS. Mesmo assim, sabia que a seqüência do "Música Tosca Para Quem Tem Pressa" (2000) não comprometeria a "reputação" desse que foi o primeiro registro deles. Do envelope postal ele seguiu direto para as malas... Com elas, carregava sem saber um trecho da quixotesca Antes de Tudo Acabar:
"(...) Há uma rua que eu não conheço não sei até onde vai hoje eu vou até o fim deixando os avisos para trás (...)"
Passaram-se os meses. Daqui da rua que antes eu não conhecia, por entre os avisos que futuramente também deixarei para trás, malas estão desfeitas e pude enfim partilhar umas idéias com esses 12 minutos de secos e rasteiros pedaços de punk rock. Chances, falando do ocaso de uma juventude que vê a vida passar sem questionar ou se impor; Civilizado e as inexpressivas boas regras de conduta do cidadão pós-moderno; Avalanche (faixa-título do EP) e S.O.E., relembrando a Sala de Orientação Educacional e seus métodos burocrático-repressivos de tratamento. Todas elas juntam-se à dita Antes de Tudo Acabar e reafirmam as letras tensas sobre um cotidiano uniforme, programado para matar a estima e esvaziar pretensões realistas.
Como o genuíno Rock não precisa de salvações ou bandas que irão “estourar”, a menos que as marcas que os vestem ou a indústria fonográfica apele e queira fabricar novos ídolos do Rock-Malhação, é satisfatória a descoberta de um outro trabalho no independente nacional, especificamente esta seqüência fonográfica do IguanaS. Tudo isso vai passando quase despercebido, enquanto a crítica especializada forma opinião à procura do seu novo hype pseudo-anglo-saxônico-intelectualizado do Rock feito nos trópicos...
A seguir, uma conversa de “três acordes” entre o Dissonância e Hugo Braz, vocal e guitarra do trio de Barra Mansa (RJ), que ainda tem Lando nas baquetas e Pixote, no baixo e voz.
Estamos Apresentando...
> > >
Dissonância - Qual o pano de fundo do IguanaS desde o "Música Tosca..." (primeiro disco), até "Avalanche" (atual e em divulgação)? O que deixaram para trás, e óbvio, o que conceberam neste tempo de 2 anos entre um e outro trabalho?
Quando lançamos a primeira demo, nossa única proposta era fazer músicas que realmente nos agradassem, que fugisse do que estava sendo feito atualmente, queríamos as músicas simples, curtas e diretas, porque achamos que é assim que o Rock deve ser. Com ela, “Música Tosca Para Quem Tem Pressa” (2000), a gente não esperava um retorno muito rápido, mas tivemos a sorte de ter um retorno imediato do público, da imprensa e das bandas que tocavam com a gente. Isso fez com que o nosso número de shows aumentasse a cada mês e a distribuição da demo também. Depois de 1 ano tínhamos vendido umas 5 vezes mais demos do que podíamos imaginar, fomos chamados para participar de duas coletâneas, “Welcome To The Freakshow - Vol. I” e “Eu Tentei”; gravamos em 2002 o CD “Avalanche”, e logo em seguida participamos do cd-coletânea "Expresso Hardcore 3", com bandas do Brasil, Holanda, Espanha e Portugal.
A divulgação do “Avalanche” tem sido ótima, tocamos em diversas cidades onde não tínhamos tocado ainda, a distribuição está excelente e a receptividade também. Acho que não deixamos nada pra trás.
Dissonância - A palavra-título, Avalanche, foi utilizada em qual sentido pelo trio?
Dissonância - E o "avançar dos IguanaS", para onde está sendo intencionado?
Hugo Braz
- Estamos finalizando as músicas do que será nosso primeiro álbum,
e pretendemos lançar no início de 2004. O Pablo, baterista da banda The
Invisibles, nos fez uma proposta de produzir um clipe para a música
“Chances”, e pretendemos fazer isso junto com o lançamento do cd. Também
queremos atualizar e colocar nossa página no ar, que está temporariamente
fora. Depois de tudo isso, a intenção é tocar por todo Brasil.
Hugo Braz - Obrigado pelo espaço e vida longa ao Dissonância. Nosso endereço pra contato é: info@iguanas.com.br.
[
Página Inicial
] |
![]()
|