Sinema Transgressor e Experimental em debate

   Evento gratuito irá reunir vídeos independentes e debates na Unisinos

                                                                               (Release Evento)

  Alguns estudantes da Unisinos, insatisfeitos com as formas de divulgação das novas produções audiovisuais, e combinados com as perspectivas que as novas tecnologias prometiam, decidiram juntar as forças e promover uma mostra de vídeos experimentais. Foi então que, em 2003, nasceu a primeira edição do Sinema Transgressor e Experimental em debate (CTEd). Apesar de pouca divulgação, a mostra espalhou-se e conheceu novas parcerias.  

  Em 2004, com o entusiasmo e novas experiências delirantes, o "Sinema Transgressor e Experimental em debate" se prepara para mais 3 dias de alucinações e muitas idéias na cabeça. A 2° edição do CTEd acompanha uma nova fase do audiovisual no Brasil.

  Apesar do crescente número de festivais de vídeos independentes, o CTEd busca promover seu verdadeiro nome. "Transgredir e Experimentar" a qualquer situação, e abrir “as multiplicidades que os atravessam de lado a lado, ao fim do mais severo exercício de despersonalização” (Deleuze, Gilles); para tanto, foi preciso buscar em outros lugares pessoas que estivessem dispostas a participar e produzir novas formas de conceitos estéticos.

  Por isso, neste ano, contaremos com toda a irreverência de Petter Baiestorf, César Souza e Gurcius Gewdner, cineastas de Santa Catarina. Petter Baiestorf e César Souza são autores do livro Manifesto Canibal: Uma declaração de guerra dos que nada tem e tudo fazem contra os que tudo tem e nada fazem, e diretores do filme Vai tomar no orifício pomposo 2 e Duelando pelo amor de Teresa. Ambos serão lançados no evento.

  A 2° edição do Sinema Transgressor e Experimental em debate acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, em São Leopoldo, nas dependências da Unisinos, na sala 1C103, com o intuito de promover e discutir as produções experimentais sulistas. A mostra visa atrair estudantes e pessoas interessadas em torno das novas formas de produção audiovisual, tomando como referência o Cinema Marginal da década de 60, e o movimento dinamarquês Dogma 95.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

                * 3 de Novembro (quarta-feira) *

 

   17h – Nosferatum (Gurcius Gewdner, 2003, Brasil, 9 min.)

   17h15 – Raiva (Petter Baiestorf, 2001, Brasil, 70 min.)
 

 

                 * 4 de Novembro (quinta-feira) *

 

17h – Hated (Tood Phillips , 1994, USA, documentário, 53 min. - homenagem aos 10 anos de G.G. Allin)

17h55 – Pinel Comics (Gabriel Renner, 2004, Brasil, Animação, 2 min.)

                                                      +

                Je$uz-Ateu
(Dannius Macedusss, 2004, Brasil, 1min.)

18h – Feto Morto (Fernando Rick, 2003, Brasil, 60 min)
 

 

                 * 5 de Novembro (sexta-feira) *

 

15h – Coletânea Canibal Filmes de Curtas - Exibição de curtas de Petter Baiestorf e César Souza

 

 
0. "Vinheta Witchcraft Studio" (2004/1min.);


1. "Duelando Pelo Amor de Teresa" (2004/19min.) de Petter Baiestorf. Com: Elio Copini e Carli Bortolanza. Sinopse: Nos pampas do sul, dois gaúchos lutam pelo amor de uma inocente prenda virginal. Drama;

2. "Por Quê?... Porquê sou Brasileiro!" (2004/15min.) de Ivan Pohl. Com: Ivan Pohl. Sinopse: Um brasileiro autêntico desabafa para a câmera num filme-monólogo. Épico intimista;

3. "Primitivismo Kanibaru na Lama da Tecnologia Catódica" (2003/12min.) de Petter Baiestorf. Com: Elio Copini e Coffin Souza. Sinopse: Passado e futuro se defrontam num miasma de primitivismo tecnológico. Drama rural;

4. "Predadoras" (2004/21min.) de César Souza. Como: Everson Schutz e D.G. Sinopse: Positivismo urbano pós-um carteado sem sapateado com ninfetas horríveis. Drama cósmico;

5. "Vai Tomar no Orifício Pomposo" (2004/14min.) de Petter Baiestorf. Com: Elio Copini, Coffin Souza e D.G. Sinopse: Crise cubana analizada sob ótica de cineasta decadente e seu vizinho gostosão chegado em interlúdios poético-filosóficos. Um dos primeiros filmes a insinuar o domínio da identidade coletivista de Timóteo Pinto.


 

16h – Debate e lançamento de livro Manifesto Canibal

17h – O Triunvirato - Lançamento do filme de Gurcius Gwender (Bulhorgia Recs)

17h40 – Debate - Filmes undergrounds em VHS e o Manifesto Canibal 


    

 

* Organização: . Profana Edições Xerox de Raio-X

 

                                        . DA de Filosofia (Unisinos)

 

*  Apoio: . DA de Letras

                        . DA de Ciências Sociais (Unisinos)

 

                        . DISSONANCIA.COM (www.dissonancia.com)

 

 

[Página Inicial